Tudo que Precisa Saber Sobre Logística Internacional?

Você sabe o que é a logística internacional? Pois bem, é um dos fatores mais importantes no comércio exterior. Se você possui uma empresa que está se preparando para importar ou exportar, é muito importante que você compreenda o que essa área de negócios faz.

Você é capaz de perceber o quão fundamental é você ter o conhecimento sobre esses assuntos? Para a sua empresa ser bem sucedida, bastam simples informações serem colocadas em prática. A logística internacional é uma delas! As suas transações feitas entre a colaboração de outro país podem, e muito, levar sua corporação ao sucesso absoluto.

O que é a logística internacional?

Você já deve conhecer o significado de logística, certo? Ela é o campo dos negócios têm a preocupação de fazer com que todas as mercadorias cheguem ao destinatário. Sua função é realizar esta função no menor tempo possível e gastar o mínimo possível de recursos!

Por isso este setor existe. Ele é responsável com as cadeias de expedição, transporte, armazenamento e recepção de tudo o que a empresa está envolvida: sejam materiais, produtos e matérias-primas.

Essa é a parte principal, mas a logística internacional não cuida somente desses aspectos, podemos ainda exaltar outros pontos para você se informar melhor. Todos os cuidados a respeito do transporte externo e interno, exportações e importações com trâmites burocráticos e acordos internacionais e todas as regras que os envolvem.

O departamento de logística exterior tem que cuidar de todas essas áreas! Saber gerir o tempo de recurso de cada um desses campos é essencial para um bom trabalho dentro da empresa. Cuidar do relacionamento entre clientes e fornecedores também é vital.

Tudo o que foi listado é necessário e está nos cuidados de toda a equipe da logística internacional. Porém, esse mesmo time possui funções que vão muito além de cuidar dos transportes da empresa.

Porque a logística internacional é importante?

Você pode ter lido sobre ela e entendido quais são as suas funções dentro de uma empresa. Mas, se você pensou que esse tipo de serviço não é necessário no estabelecimento que você está trabalhando, sinto muito. Está totalmente enganado!

A logística internacional é o setor de uma empresa que faz com que todos os recursos sejam reconhecidos. Assim, tudo que está a disposição da empresa pode ser colocado ao alcance de quem quer que seja para alcançar os objetivos do negócio.

Em outras palavras, se este setor logístico está funcionamento em perfeito estado, todas as pessoas que são responsáveis por compra e venda dentro da empresa saberão o que pode ser feito e o que é melhor esperar.

Alguém encarregado de comprar matérias-primas terá a noção de que não será preciso no mês atual, pois o estoque está completamente cheio. É assim que esse setor colabora no meio em que está inserido.  

Isso é mais aflorado quando estamos comentando sobre o comércio exterior. É óbvio que a logística internacional atua com grande impacto nesta área!

Outro grande exemplo é a importância que este setor tem no comando de compras e vendas. Será que um produto chegou até o cliente que comprou? E os materiais que a empresa está precisando, já foram encomendados com o fornecedor? É assim que todas as pessoas trabalham, levando um padrão de eficiência e qualidade, tentando minimizar gastos e realizando no menor prazo possível.

O que deve ser feito por quem trabalha neste setor?

Trabalhar com Logística Internacional

Saiba que esse não é um trabalho fácil. Profissionais qualificados devem estar à frente desse serviço, para que não ocorra problemas envolvendo as finanças da empresa. Para ter bons resultados, especialistas devem estar coordenando todos os passos.

Para todos aqueles que estão envolvidos com essa gestão, alguns pontos devem ser destacados, como:

  • Quitar todas as taxas referentes às operações;
  • Separar, marcar e embalar produtos;
  • Providenciar todas as licenças necessárias para os despachos internacionais;
  • Fazer o monitoramento de todas as mercadorias;
  • Manter um relacionamento saudável entre fornecedores, clientes e a gerência da empresa;
  • Cuidar de toda a documentação para o envio de cargas;
  • Providenciar o transporte adequado para envio específicos (como vidros, porcelana e outros tipos de materiais frágeis).

Como a logística internacional é aplicada nas empresas?

As distâncias podem parecer menores por causa da tecnologia. Mas, a realidade é que a logística internacional terá de ser aplicada em algum momento em sua empresa. Por mais que os processo sejam mais simples do que em 20 anos atrás, medidas seguras devem ser tomadas para que nada prejudique o cliente.

Uma das medidas que você pode começar a executar é conhecer mais sobre os fornecedores e clientes do exterior. Também é um grande trunfo você ter em mãos quais são os melhores produtos para importar, quais são mais benéficos para exportar.

Outro fator importante é conhecer os acordos do nosso país. Leia sobre as normas de materiais permitidos e proibidos no trâmite internacional.

Estude sobre os meios de transporte, veja quais são os mais vantajosos para a sua empresa. Consulte os preços e veja qual é o mais rentável para ser utilizado. Se informe sobre os prazos de entrega de cada produto que será enviado através desse transporte.

Se for um avião: Em quanto tempo ele chegará ao destino? Qual é o valor médio para um envio de cargas através desse meio de transporte? Todas essas questões também podem ser respondidas caso o transporte que você queira saber seja o navio.

Existem vários métodos de simulação de importação e exportação. Caso você tenha dúvidas você pode pesquisar como se faz cada uma delas através de um buscador, como o Google.

Para finalizar este tópico, é de suma importância que tudo o que você fizer esteja regularizado pela Receita Federal e o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior), que é um órgão de controle e registro de atividades voltadas para o comércio exterior.

Na logística internacional, quais os desafios que devem ser superados dentro da empresa?

Existem três fatores que influenciam demais a logística internacional dentro da empresa, que são os trâmites burocráticos, a má qualidade da mão de obra e a infraestrutura do país. Todos eles são desafios que devem ser vencidos diariamente para que o comércio exterior funcione perfeitamente.

Os portos do Brasil são precários. A maioria deles não conta com um tecnologia avançada e com a organização necessária para cuidar dos envios de carga. Só para se ter uma ideia, o transporte mais utilizado aqui no país ainda é o rodoviário. Ele não é – e nunca será – a forma mais eficiente de entregas. Tudo isso acarreta em um custo maior nos produtos.

Outro fator de peso são as burocracias que sobrecarregam qualquer empresa, principalmente as que estão começando nesse meio. A documentação e o cálculo de impostos podem oferecer atraso até mesmo para aqueles que estão anos no mercado de trabalho e entendem de todos os processos feitos nessa parte.

Porque existe uma dificuldade entre as empresas de contratarem profissionais para este serviço?

Empresas de Logística internacional

Realmente, não é nada fácil encontrar esses profissionais. Muitas companhias aqui do Brasil estão com dificuldades de montar uma equipe para a logística internacional. Muitos optam por terceirizar esse trabalho.

Mas, porque a terceirização está mais viável que encontrar especialistas no assunto? Bem, primeiramente os empecilhos do país como os portos precários e as taxas burocráticas não atrai muitas pessoas.

Além disso, muitos dos que se formam e podem atuar nesse campo preferem seguir uma carreira internacional. Em outros países é muito mais fácil encontrar vagas de emprego.

E aí, você vai virar um profissional na área ou montar uma equipe de logística internacional em sua empresa?

A oferta de emprego no nosso país realmente não é boa. Mas, mesmo assim, é possível montar um time que irá se empenhar para que essa função de sua empresa seja bem sucedida. Não desista de procurar trabalhadores para integrar esse time em sua empresa! Essa área é fundamental para todas as transações comerciais com algum país.

Da mesma maneira, se você é formado em alguma área, principalmente administração, não deixe de correr atrás de uma empresa para contratá-lo no time de logística internacional! Ainda existem bons chefes no Brasil e várias empresas querendo contratar uma pessoa que possui a sua formação.

Esse setor é indispensável na sua empresa. Será ele o encarregado de cuidar de todas a papelada burocrática, de fechar parcerias com outras empresas e grandes fornecedores e o ajudará a expandir a sua zona de atuação.

Realmente, é são processos complexos e cheios de detalhes, mas, a possibilidade de ter uma consultoria em logística internacional vale todos os esforços. Se quiser realizar transações comerciais fora do Brasil, a opção mais recomendada é contar com profissionais qualificados para te auxiliar em todo o caminho. Assim, tudo será feito com planejamento e segurança.

Essas contratações devem ser consideradas como um investimento. Existem desafios para serem vencidos, mas, ele te traz muitos mais benefícios do que desvantagens. A logística internacional será um grande trunfo em mãos! Obtenha-o, e faça com que as suas experiências estrangeiras nunca mais sejam as mesmas!

O post Tudo que Precisa Saber Sobre Logística Internacional? apareceu primeiro em Logística Total – Tudo Sobre Logística.

Anúncios

Autor: Logística Total

O Blog Logística Total tem como finalidade gerar mais conhecimento para os apaixonados pelo Logística, seja professores, estudantes, profissionais não importa nosso blog é para você. Se você quer aprender um pouco mais e ficar por dentro do mundo da logística nosso blog é para você. Estaremos postando artigos periodicamente com informações, novidade e cursos na área do Logística. https://logisticatotoa.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s